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20/09/2018 - Por: Fonte: Neurosaber

Como trabalhar coordenação motora fina

A infância é uma fase especial por reunir descobertas que exercerão influência durante toda a vida de uma pessoa. A coordenação motora fina é uma dessas habilidades que precisam ser trabalhadas na idade certa, respeitando cada etapa para que o progresso da criança seja acompanhado de perto.

Muitos pais e educadores podem perceber que este quesito pode estar aquém em seus filhos ou alunos. O que fazer, então? Existem exercícios voltados para o desenvolvimento de tais práticas? Há alguma luz no fim do túnel? A resposta é sim para tudo. Portanto, acompanhe nossas informações abaixo.

O que pode ser feito para o desenvolvimento da coordenação motora fina?
Situações corriqueiras funcionam como exercícios ou brincadeiras que impulsionam as habilidades ligadas aos músculos menores, geralmente localizados nas mãos e nos pés. A importância de desempenhar um treinamento nesses membros é o uso que fazemos deles para absolutamente tudo.

Há uma série de atividades que têm a prerrogativa de otimizar esse mecanismo tão necessário para a independência dos pequenos. As tarefas podem ser aplicadas tanto no ambiente escolar quanto doméstico, com objetos e até alimentos (crus) para incrementar no exercício. Vejam logo abaixo quais são:

– Separando os grãos
Pegue dois tipos diferentes de grânulos e coloque-os em um mesmo recipiente. Depois, peça à criança para separá-los. Esse processo faz com que o pequeno exercite o controle de seus dedos, assim como a musculatura;

– Argolas coloridas
O objetivo é fazer que seu filho/aluno coloque essas argolas em varetas, cujas cores sejam correspondentes. Notem aí mais uma brincadeira em que deve haver a discriminação das cores e a prática de movimentar as mãos em movimentos suaves;

– Pregando botões
A tarefa não é para o pequeno pregar botões como fazem os adultos, mas para simplesmente separá-los entre grandes e pequenos. Isso ajudará na coordenação motora fina da criança e pode ser feito em casa mesmo.

O que pode ser feito aos alunos com problemas de escrita?
Na verdade, existe um déficit nesse quesito, pois há muito tempo não se valoriza tanto mais os contornos da grafia como antigamente. A dica que podemos usar é trabalhar bastante a preensão e a pressão na hora de escrever. É preciso que o educador saiba dosar a intensidade do tônus que é utilizada.

Existem atividades voltadas para o desenvolvimento dos traços dos alunos e que podem resultar em uma melhora significativa durante o processo. O caderno de caligrafia é o ideal, mas muitas escolas acabaram abrindo mão do material.

E no caso de uma criança com atraso no desenvolvimento motor?
A situação de agora requer o auxílio de um profissional que trabalhe com terapia ocupacional, pois a abordagem dada pelo especialista trabalhará esse problema na coordenação motora, ocasionado pelo atraso.

Quais brinquedos podem usados para impulsionar a coordenação motora fina?
Há objetos completamente lúdicos e que auxiliam tal habilidade da criança sem que ela perceba que está praticando um exercício. São eles: massinhas, argilas, bolas de borracha, varetas, geleias (próprias para manuseio), entre outros.